Qual a diferença entre gorjetas e taxa de serviço?

Nos cruzeiros com embarque no Brasil o pagamento das taxas de serviço será cobrado antecipadamente, no momento da reserva. De todo modo, a bordo haverá um acréscimo à conta do hóspede no cartão de bordo (SeaPass) no montante de 15%, referente à  taxa de serviço, caso haja o consumo de bebidas à bordo.

Taxa de serviço é obrigatória, seja roteiro Internacional ou Nacional, portanto seria uma contribuiçao de todo serviço prestado entre o camareiro, garçon, maitre enfim, todos os colaboradores envolvidos para oferecer uma excelente estadia para nossos hospédes

As gorjetas são voluntárias e ficam a critério de cada hóspede, estas orientações são sugestões para ajudar os hóspedes a expressar sua gratidão pelo excelente atendimento recebido durante seu cruzeiro de férias com a Royal Caribbean.

Observação para os hóspedes: as gorjetas podem ser compartilhadas entre os membros da tripulação, dependendo do serviço específico.

Envelopes para as gorjetas são fornecidos em sua cabine na última noite do cruzeiro. As gorjetas podem ser pagas das seguintes maneiras:

Pagamento prévio, adicionando-as no momento de sua reserva.

Adicionando-as em sua conta SeaPass a bordo.

Pagamento em dinheiro, no término do cruzeiro

http://www.royalcaribbean.com.br/customersupport/faq/details.do?pagename=frequently_asked_questions&pnav=5&pnav=2&faqSubjectName=Vida+a+bordo&faqId=263&faqSubjectId=334&faqType=faq