Principais dúvidas do Agente de Viagens

1) O hóspede teve sua bagagem danificada no desembarque. Como ele deve proceder?

R.: Para dar continuidade na solicitação será necessário o envio do documento oferecido pelo representante da Royal Caribbean no porto de desembarque, o “Personal Property Report” (PPR ) onde será relatado o dano na mala, os detalhes da bagagem (modelo, cor, tamanho) onde deve constar a assinatura do representante da Royal Caribbean. Todo hóspede após pegar sua bagagem e verificar o dano deve imediatamente solicitar e preencher o formulário. Sem este documento não há como comprovar que houve o dano no período do cruzeiro ou mesmo a quem se atribui a responsabilidade do reparo.

2) Como proceder para o reparo da bagagem danificada?

R.: O hóspede deverá enviar sua bagagem a uma oficina/sapataria que trabalhe com esse tipo de reparo, para efetivar uma avaliação das avarias na mala, enviando este documento (orçamento) para nosso departamento através do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. junto com o PPR para que seja analisado.

3) Como proceder quando a bagagem não tem reparo?

R.: Para os casos em que não houver possibilidade conserto da mala avariada, será necessário que o estabelecimento/oficina que fez a avaliação envie um laudo (em papel timbrado) com a descrição dos danos e motivos que impossibilitam o concerto. Na sequência será feita uma análise do caso pelo departamento responsável da Royal Caribbean, que dará seu retorno por e-mail com os procedimentos a serem seguidos para cada caso.

4) Meu cliente tem Carta de Crédito, o que devemos fazer?

R.: Para aplicação de uma carta de crédito, deve-se antes de mais nada criar uma nova reserva conforme o desejo do hóspede, o número da nova reserva deve ser informado na Carta de Crédito que deve ser assinada e encaminhada para o e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . Após o nosso recebimento (R11) o documento será remetido para aplicação junto ao departamento responsável da Royal Caribbean.

Note:A carta deve estar devidamente preenchida e assinada.

5) Quais os tipos de carta de crédito?

R.: Existem dois tipos de carta de crédito, ambas impactam na redução de comissionamento:

- A FCC (Future Cruise Certificate) é uma carta de desconto que será aplicada na tarifa do cruzeiro.

- A LOC (Letter of Credit) será aplicada pelo valor expresso nela, sem alterar a tarifa.

Note:As cartas são nominais e intransferíveis; aplicáveis somente para a mesma companhia que a concedeu; possuem validade de 01 ano, devendo o novo cruzeiro ser efetivamente realizado até o prazo indicado na carta; não aplicáveis para cruzeiros inaugurais, ou datas festivas como Natal, Reveillon, Carnaval e Pascoa. O prazo para aplicação das cartas pode variar entre 72 horas e uma semana. Uma vez aplicada a carta, está não poderá ser resgatada novamente ou mesmo transferida para outra reserva. Caso o valor da carta exceda o valor da reserva ou em casos de cancelamento seu valor não será reembolsado. Não poderão ser aplicadas duas ou mais cartas para o mesmo hóspede. Demais informações estão disponíveis na carta de crédito.

6) O hospede tem carta de crédito, qual é o meu prazo para pagamento do saldo da reserva?

R.: O prazo final de pagamento não se altera pelo fato de haver uma carta para ser aplicada. Deve-se neste caso calcular o valor da carta, lembrando que o valor pertinente à carta não é comissionado, e pagar o saldo remanescente. Fique atento ao prazo e se houve necessidade entre em contato com o departamento de reservas. 

7) Como calcular o desconto de uma carta de crédito?

R.: Lembre-se que que os valores da carta de crédito só cobrem a tarifa, assim, vão interferir diretamente no seu comissionamento. Uma forma simples de calcular o valor “NET” (total menos o comissionamento) é pegar o valor da tarifa e deduzir o valor da carta, feito isto calcule o percentual do seu comissionamento, novamente deduza da tarifa e some a este valor o total das taxas.

Exemplo:

Tarifa               R$ 9.000,00

Carta               R$ 5.000,00 (-)

Tarifa - Carta   R$ 4.000,00(Com. 10%) R$ 400,00

Taxas de Serv.  R$....300,00

Taxas e Imp.     R$....200,00

Valor Total       R$ 4.500,00

Comissão        R$....400,00 (-)

Valor NET        R$ 4.100,00

Note: Para o hóspede o valor total deduzindo-se as cartas será o valor final que ele deverá pagar.

8) Qual é a forma de pagamento aceita pela R11 Travel ?

R.: Temos à disposição de nossos parceiros duas formas de pagamento, sendo uma à vista (100%) ou 85% do valor total parcelado em até 10 parcelas (iguais, sem juros).  Em qualquer uma das opções (a vista ou parcelado), o agente de viagens receberá os 15% da entrada e deste valor irá reter o comissionamento de sua agência, repassando à R11 Travel a diferença (dentro do prazo de validade da reserva) para integralizar o valor NET (Valor net = valor total da reserva deduzida a comissão da agência).

 9) Posso receber do meu hóspede uma entrada superior a 15%?

 R.: O Bookeasy está programado para receber por meio de cartão de crédito apenas 85% do valor total da reserva, no entanto é possível utilizar mais de um cartão para o pagamento da reserva, neste caso parte do valor poderá ser processado como pagamento a vista (1 parcela) e o outro pagamento na modalidade parcelada de acordo com o desejo do hóspede, sendo que a soma dos pagamentos deve contemplar os 85% do valor total da reserva.

 10) Quantos cartões posso utilizar para pagar uma reserva?

R.: Entendemos que em uma reserva pode haver a indicação de até 4 hóspedes e que cada um pode querer pagar a sua parte do cruzeiro separadamente, assim, serão aceitos até 4 formulários para o pagamento de uma reserva

 11) Posso pagar mais de uma reserva com o mesmo formulário?

R.: O formulário é referente ao pagamento específico de uma única reserva que pode conter até 4 hóspedes, no caso de um mesmo pagante ser responsável por pagar mais de uma reserva, como no caso de cabines familiares, para cada número de reserva deverá ser preenchido um formulário, onde devem conter as informações dos hóspedes para quem o pagamento se destina.

 12) Posso utilizar cartão corporativo para pagar uma reserva?

R.: Por questões de “Compliance” (conformidade) cartões corporativos não serão aceitos para o pagamento da parte marítima do cruzeiro, bem como para excursões, pacotes de bebidas, transfers, e outros itens adicionais.

 13) Meu cliente não tem cartão de crédito, posso pagar por ele?

R.: Por questões de “Compliance” (conformidade) o agente de viagens não pode utilizar seu próprio cartão de crédito para o pagamento da parte marítima, excursões, pacotes de bebidas, transfers, e outros itens adicionais, de uma reserva onde ele não seja um dos hóspedes da cabine.

 14) Devo encaminhar a autorização de débito para a R11 Travel após o pagamento?

R.: A autorização de débito, assim como o documento com foto do pagante e o Contrato de Compra de Cruzeiro Marítimo, ficarão em poder do agente de viagens (em lugar seguro) e serão disponibilizados para a R11 Travel sempre que forem solicitados, conforme especificado no contrato firmado entre a R11 Travel e a agência.

 15) Fiz um pagamento a vista que deveria ser parcelado, como podemos regularizar esta venda?

R.: Neste caso uma nova transação deverá ser realizada e após a aprovação será solicitado o reembolso do valor pago anteriormente. Deve-se notar que para este caso a administradora de cartão de crédito tem um prazo de até 5 dias úteis para acolher o reembolso, que só será percebido pelo hóspede entre 15 e 45 dias, dependendo da data de fechamento da fatura do cliente.

 16) Não consigo processar o cartão pelo Bookeasy, como fazer?

 R.: O departamento financeiro poderá auxiliá-lo, neste caso basta encaminhar para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. o formulário (devidamente preenchido), juntamente com o documento de identidade do pagante (portador do cartão). Lembre-se que a assinatura do formulário deve ser semelhante à apresentada no documento oferecido pelo pagante e não esqueça de utilizar o carimbo da agência.

 17) O depósito “ OCT “, como funciona?

R.: O depósito OCT é como é denominado pelo Banco Santander o depósito identificado.

Quando o agente do banco (caixa) tenta efetuar o depósito aparece na tela a informação “Bloqueio OCT”, que significa que ele só conseguirá efetivar o depósito “via OCT”, onde será exigido que ele informe os “sete dígitos”, que são referentes ao “Localizador Royal Caribbean”

Exemplo:

BEZ-01234 –Allure of the Seas 30jan218– RCCL ID 1234567, o depósito OCT deve ser identificado pelo nº 1234567.

18) Como funciona um reembolso em caso de cancelamento?

R.: Despois de descontas as penalidades aplicáveis à cada reserva, o reembolso será feito de acordo com a forma de pagamento utilizado para a reserva, ou seja:

Pagamento em dinheiro:

Reembolso em dinheiro diretamente na conta corrente do hóspede pagante (contratante).

Pagamento por cartão de crédito:

Reembolso será feito no mesmo cartão utilizado para a compra, lembrando-se que para este caso a administradora de cartão de crédito tem um prazo de até 5 dias úteis para acolher o reembolso, que só será percebido pelo hóspede entre 15 e 45 dias, dependendo da data de fechamento da fatura do cliente.

OBS.: Em nenhum momento, sob hipótese alguma, o reembolso será feito na conta da Agência, ou para outra pessoa que não seja o hóspede (contratante).

19) Após processar o cartão no Bookeasy, quanto tempo eu tenho para integralizar uma reserva?

 R.: Todas as reservas devem ter seu valor NET (total da reserva deduzida a comissão da agência) integralizado dentro do prazo de validade estipulado pelo sistema no momento de sua criação!

20 ) Uma reserva que não for integralizada no prazo correto pode ser cancelada?

 R.: Sim! De acordo com o disposto no Contrato de Compra de Cruzeiros, todas as reservas que não estiverem integralmente pagas no período estipulado poderão ser canceladas, sendo aplicadas a elas as penalidades cabíveis.